Messi

Messi

Autor:

geraldo

Atualização:

fev 17, 2023

Messi nasceu em Rosário, em 24 de junho de 1987. Lionel Andrés Messi Cuccittini é um jogador de futebol argentino que ocupa a posição de atacante. Atualmente, ele é membro do Paris Saint-Germain e da Seleção Argentina, tendo inclusive atuado como capitão durante a vitória de sua equipe na Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar. Messi é um recordista de sete prêmios Bola de Ouro concedidos pela France Football. Também seis prêmios concedidos pela FIFA, seis Chuteiras de Ouro e, em 2020, foi selecionado para o Dream Team da Bola de Ouro.

Um dos melhores jogadores

Messi

Messi

Contudo o trabalho em equipe e notável capacidade de marcar gols faz dele ser completo. Ele passou a maior parte de sua carreira profissional jogando no Barcelona, ​​​​onde é o maior artilheiro do clube e recordista de títulos.  Messi é um goleador, detendo vários recordes.

Quando pequeno

Messi

Messi

Messi cresceu e foi criado em Rosário, na Argentina, onde foi concebido com deficiência dos hormônios do crescimento quando criança. Aos 13 anos, ele se mudou para a Espanha para se juntar ao Barcelona, ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​que acreditou em pagar por seu tratamento médico. Messi fez sua estreia no Barcelona aos 17 anos em outubro de 2004 e, nos três anos seguintes, estabeleceu-se como jogador fundamental do clube. Em sua primeira grande temporada em 2008-09, ele ajudou o Barcelona a conquistar a primeira tríplice coroa do futebol espanhol. Naquele ano, aos 22 anos, Messi conquistou sua primeira Bola de Ouro. Ele continuou a ter três temporadas de sucesso, vencendo três Bolas de Ouro consecutivas, incluindo um quinto sem precedentes.

 

Seleção Argentina

Messi

Messi

Messi é o maior goleador de todos os tempos da Seleção Argentina. Assim tendo conquistado a Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2005, recebendo uma Bola de Ouro e Chuteira de Ouro no processo, bem como uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Seu estilo de jogo e habilidades com o pé esquerdo frequentemente recebiam comparações com Diego Maradona. Em agosto de 2005, após estrear na seleção principal, ele se tornou o mais jovem jogador argentino a marcar em uma Copa do Mundo FIFA, durante a edição de 2006. E finalmente campeão em 2022 na copa do mundo FIFA Catar.

Infância e juventude

Messi

Messi

Desde criança, Lionel Messi, filho de Jorge Messi e Celia Cuccittini, tinha um grande amor pela bola. Ele era tão apegado que recusava ir às compras com a família se não lhe permitissem levar uma bola consigo. Ele deu seus primeiros passos no futebol nas categorias menores do Abanderado Grandoli, um pequeno clube onde sua família já havia jogado. O clube estava localizado a 15 quarteirões de sua casa. Lionel ingressou na equipe com apenas quatro anos de idade, depois que o velho treinador o chamou para completar o tempo em uma partida.

pai

Pai de Messi

Seu pai, Jorge, tornou-se seu treinador na categoria baby do Grandoli , onde Lionel se destacou entre os garotos com até sete anos de idade. No entanto, Lionel deixou o clube quando seus pais não puderam pagar os ingressos para assistirem a um de seus jogos. Aos sete anos de idade, Lionel ingressou nas divisões menores do clube do seu coração, o Newell’s Old Boys. Mas mesmo assim, ele não se contentava em jogar apenas no clube. Ele jogava futebol regularmente na rua de sua casa ao lado de seus irmãos mais velhos Matías e Rodrigo Messi e seus primos maternos Emanuel e Maxi Biancucchi. Naquela época, Lionel já conseguiu jogar contra adversários de 18 anos.

 O tratamento, que custou 900 dólares por mês e consistia em injeções alternadas em cada perna todas as noites, foi pago pela fundação onde seu pai biológico durante um ano e meio, até que a fonte de financiamento secou. Como o Newell’s não quis continuar custeando o tratamento, o pai esperava o filho ao River Plate. O interesse do clube fez com que o Newell’s reconsiderasse, mas apenas esperava duzentos pesos por mês, o que foi considerado insuficiente.

Barcelona

Messi

Diante da crise econômica que afetava a Argentina , o pai de Jorge Messi decidiu buscar sorte no exterior para proteger a família. Uma prima de sua mãe, que morava em Lérida, na Catalunha, desejava abrigo aos Messi. Foi lá que Lionel foi notado por um olheiro do Barcelona, ​​que o recomendou para fazer testes no clube. Com apenas treze anos e 1,40m de altura, ele jogou contra garotos dois anos mais velhos e impressionou Josep María Minguella . O mesmo homem que trouxe Diego Maradona para o Barcelona. No entanto, o presidente Joan Gaspart e o diretor esportivo Carles Rexach estavam relutantes em contratá-lo. Pois seria preciso custear as despesas de seu tratamento e a mudança de sua família para a Espanha.

O Barcelona só se convenceu depois que Rexach assistiu. Messi jogando pelo Infantil A contra uma equipe de jogadores mais velhos. O clube então decidiu pagar pelo tratamento e mudança da família, além de contratar Jorge como informante. Rexach lembrou que contratou Messi em apenas 30 segundos, depois que o garoto marcou quatro gols em cinco situações de gol e mostrou habilidades acompanhando que lembravam Maradona. O começo em Barcelona foi difícil, pois Messi precisou de um tratamento intensivo e caro, e o Newell’s Old Boys completou o fornecimento dos documentos necessários para seu download. A FIFA interveio a favor de Messi, que tinha apenas 14 anos, e autorizou sua permanência no Barcelona.

Vida na Espanha

Messi

Com uma família radical na Espanha, Messi cresceu 30 centímetros em trinta meses. Ele foi rebatizado de Leonel Messi e adotou o apelido de Leo. Na temporada juvenil de 2002-2003, ele marcou 37 gols em 30 jogos e passou a ser conhecido pelos jogadores da equipe principal, estabelecendo boas relações com Fábio Rochemback, Thiago Motta e especialmente com Ronaldinho, que o apresentou como seu “irmão mais novo” . Messi também se relacionou bem com os compatriotas Juan Román Riquelme e Javier Saviola. Apesar de ainda não ter estreado na equipe profissional, ele já estava sendo disputado pelas carreiras juniores da Argentina e da Espanha.Arsène Wenger, treinador do Arsenal, chegou a convidá-lo para jogar na equipe inglesa, que na mesma época recrutou Cesc Fàbregas das categorias de base do Barcelona. No entanto,

Início como profissional

Messi

Com outras palavras, pode-se dizer que Messi foi promovido ao time principal do Barcelona com apenas 16 anos de idade. A sua estreia num jogo amistoso foi contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão. No entanto, seu primeiro jogo oficial só viria quase um ano depois, na temporada seguinte em um clássico contra o Espanyol, em 16 de outubro de 2004. . Assim essas marcas que posteriormente seriam batidas por Bojan Krkić em 2007. O primeiro gol de Messi pelo Barcelona veio na temporada seguinte, em 1º de maio de 2005, contra o Albacete.

Antes de se tornar conhecido na Argentina, Messi já havia chamado a atenção da mídia de seu país natal. Um jornalista da revista El Gráfico, que preparou uma reportagem sobre jovens talentos da América do Sul levados para a Europa. No entanto, ficou emocionado com os depoimentos sobre Messi e entrou em contato com Rexach. Após alguma descrição por parte da revista, que já estava cansado de “novos Maradonas” que não se concretizaram, o repórter conseguiu que o pai de Messi enviasse vídeos do filho, que finalmente convenceram a redação. A revista publicou uma nota sobre o jovem Messi em 2003, onde Rexach previa que em dois anos ele já seria uma superestrela mundial.

Destaque como Artilheiro

Messi

Depois de se destacar como artilheiro, melhor jogador e campeão da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2005. Messi ganhou mais espaço no Barcelona e renovou seu contrato até 2014. No entanto, ele não pôde jogar na decisão da Liga dos Campeões devido a a aa aa aa aa aa aa  aa uma lesão nas quartas-de-final contra o Chelsea, depois de levar uma pancada de Asier del Horno.

Inicialmente uma estrela coadjuvante de seu ídolo Ronaldinho Gaúcho. Messi foi gradativamente assumindo o papel de destaque. 

 Auge e os prêmios

Messi (

Na temporada 2008-09, Messi assumiu a camisa 10 de Ronaldinho e se tornou o principal jogador do Barcelona. Liderou a equipe na conquista histórica da tríplice coroa (Copa do Rei, La Liga e Liga dos Campeões). O novo treinador, Josep Guardiola, começou a usá-lo como falso 9.

  1º de dezembro, recebeu o prêmio Bola de Ouro. Como o melhor jogador da temporada anterior, concedido pela revista francesa France Football. Em 19 de dezembro, o Barcelona conquistou o título da Copa do Mundo de Clubes da FIFA contra o Estudiantes, da Argentina, com Messi marcando um dos gols na prorrogação. Ele foi eleito o Homem do Jogo e também recebeu a Bola de Ouro como o melhor jogador do torneio.

A melhor temporada da carreira

No dia 21 de agosto da temporada 2010-2011. Messi marcou um hat-trick em sua primeira partida contra o Sevilla na Supercopa da Espanha. Além disso, ele marcou outro gol na Liga contra o Racing de Santander em 29 de agosto. Em seguida, na Liga dos Campeões, ele marcou dois gols contra o Panathinaikos, mas acabou sofrendo uma lesão no joelho em um jogo contra o Atlético de Madrid em 19 de setembro, causado por uma entrada violenta do zagueiro Tomáš Ujfaluši. Inicialmente, temia-se que Messi estava afastado por seis meses, mas uma ressonância magnética realizada no dia seguinte mostrou que a lesão não era tão grave.

seu primeiro gol

Messi

Messi marcou seu primeiro gol do ano na vitória por 4 a 0 sobre o Deportivo La Coruña. Em seguida, ele marcou seu terceiro hat-trick da temporada contra o Real Betis. Ele marcou gols contínuos contra o Racing de Santander, Almería e Hércules, antes de ajudar o Barcelona a conquistar o recorde de 16 vitórias consecutivas na liga com mais um hat-trick contra o Atlético de Madrid.

perfil do jogador

Devido à sua baixa estatura, Messi tem um centro de gravidade mais baixo em comparação aos jogadores mais altos. Isso lhe confere maior agilidade e capacidade de mudar de direção rapidamente. Isso rendeu a ele o apelido de “La Pulga Atômica” pela mídia espanhola. Apesar de sua falta de tamanho, ele tem uma força significativa na parte superior do corpo, combinada com seu equilíbrio e baixo centro de força, o que o ajuda a enfrentar os desafios físicos dos oponentes. Com pernas curtas e fortes, ele se destaca em acelerações curtas e seus pés rápidos permitem que ele mantenha o controle da bola enquanto dribla em alta velocidade. Seu ex-treinador do Barcelona, ​​​​Pep Guardiola, elogiou-o, dizendo que “Messi é o único jogador que corre mais rápido com a bola do que sem ela.

goleador

Messi é um goleador típico. ´onhecido por sua habilidade de finalização, posicionamento, reações rápidas e capacidade de fazer corridas de ataque. Seu ritmo e habilidade técnica permitem que ele faça dribles individuais em direção ao gol, especialmente durante os contra-ataques, normalmente a partir da linha média ou do lado direito do campo. Ele é considerado o melhor driblador do mundo e um dos maiores de todos os tempos. Seu ex-empresário argentino, Diego Maradona, disse sobre ele: “A bola fica colada ao pé dele; já vi grandes jogadores na minha carreira, mas nunca vi ninguém com o controle da bola de Messi.” Além de suas habilidades individuais, Messi é um jogador de equipe bem-elaborado e trabalhador, conhecido por suas combinações criativas,

Comparações com Maradona

Em 22 de fevereiro de 2012, Diego Maradona expressou sua fadiga em relação às comparações com Lionel Messi. De acordo com ele, pediria que deixassem o jogador do Barcelona em paz até que ele encerrasse sua carreira como jogador de futebol. Maradona afirmou que Messi está desempenhando seu jogo muito bem e que ele próprio desenvolveu sua carreira, assim como Messi está construindo a sua. Ele afirmou que no final da carreira de cada um, será possível avaliar e decidir quem foi o melhor, mas que as comparações são desnecessárias e que é importante deixar Messi escrever sua própria história.

Rivalidade com Cristiano Ronaldo

Messi

A rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo começou em 2007. Quando ambos foram indicados para melhor jogador do mundo e perderam para Kaká. No ano seguinte, Ronaldo levou o prêmio após o título da Liga dos Campeões com o Manchester United. Em 2009, Messi venceu Ronaldo na final da Liga dos Campeões, o que levou o argentino a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo. Desde então, eles têm competido pela artilharia dos principais campeonatos do continente. Em 2010, Messi venceu Ronaldo novamente no prêmio de melhor jogador do mundo e em 2011. Ambos foram finalistas da Bola de Ouro, vencida por Messi. Apesar da rivalidade dentro do campo, Messi e Ronaldo são amigos e se respeitam. Em 2011, ambos marcaram 53 gols e foram os líderes mundiais.Em uma entrevista, Cristiano Ronaldo afirmou que eles são como uma Ferrari e um Porsche.

vida pessoal

Messi

O livro apresenta Messi como uma pessoa jovem e simples, mas complexa ao mesmo tempo. Ele é tímido e evita a mídia, e até odeia ver a si mesmo jogando. Para Messi, cada derrota é como o fim do mundo, especialmente quando se trata da seleção argentina, pois ele se sente frustrado e impotente por não poder assumir o papel de protagonista que muitos querem que ele tenha. No entanto, no Barcelona, ​​​​​​​​​​​​​​​​​​ele tem pessoas que podem consolá-lo. Messi passa grande parte do dia dormindo e se comunica com amigos próximos através de um BlackBerry.

mídia

Devido ao seu enorme sucesso nos gramados. Messi foi escolhido como embaixador do jogo Pro Evolution Soccer nas edições de 2009 e 2011. Anos em que obteve mais sucesso e conquistas, incluindo a Liga dos Campeões. Além disso, ele também apareceu na capa do jogo em 2010, ao lado do atacante do Liverpool, Fernando Torres.

Além disso, Messi foi destaque na franquia de jogos de futebol eletrônico FIFA. Sendo escolhido para estampar a capa por quatro edições consecutivas, do FIFA 13 ao FIFA 16.

Relacionamento

Família Messi

No início de 2011, Messi terminou seu relacionamento com Antonella Roccuzzo, também argentina e sua conhecida de infância em Rosário. No entanto, alguns meses depois, em agosto do mesmo ano, o casal foi visto junto na ilha de Ibiza, na Espanha, confirmando publicamente a retomada do relacionamento. Em novembro de 2012, Messi e Antonella tiveram seu primeiro filho, Thiago Messi Roccuzzo, que nasceu em Barcelona.

Em 30 de junho de 2017, Messi e Antonella se casaram. Quatro meses depois, em 15 de outubro, Antonella anunciou que estava grávida do terceiro filho do jogador argentino. O casal deu as boas-vindas a Ciro, que nasceu em 10 de março de 2018.

Patrocinadores

Lionel Messi possui vários patrocinadores em sua carreira, incluindo empresas renomeadas em diversos setores. Entre seus patrocinadores estão:

  • Turkish Airlines: Companhia aérea turca fundada em 1933, com sede na cidade de Istambul.
  • Adidas: Empresa alemã de equipamentos esportivos, considerada uma das maiores do mundo.
  • EA Sports: Divisão da EA (Electronic Arts) que desenvolve e publica jogos esportivos.
  • Konami: Empresa japonesa desenvolvedora e distribuidora de jogos.
  • Pepsi: Marca de refrigerante com sabor de cola que possui mais de 100 anos de história. A marca está presente em 75 países nos cinco continentes.
  • Herbalife: Multinacional estadunidense presente em 76 países. No entanto, atua na indústria de nutrição humana, distribuindo seus produtos através de marketing de rede, onde cada elemento.
  • Audemars Piguet: Marca suíça de relógios.
  • Chery: Indústria automobilística estatal da China.
  • Air Europa: Companhia aérea espanhola fundada em 1986, com sede na cidade de Palma de Mallorca. É a divisão aérea do grupo Globalia. Desde 1991, a Air Europa tem como meta estabelecer-se como uma das companhias aéreas mais modernas da Europa.
  • Tencent: Empresa de plataforma baseada na internet que usa a tecnologia para enriquecer a vida dos usuários.
  • Lay’s: Marca que reúne vários tipos de salgadinhos de batata frita distribuídos pela Frito-Lay, uma subsidiária da PepsiCo.

Para mais notícias acesse nosso              LINK

Siga nosso Twitter              LINK

Notícias relevantes