Seleção Brasileira e Nossa Senhora Aparecida

Seleção em 1958

Autor:

geraldo

Atualização:

jan 25, 2023

A princípio a camisa azul da seleção brasileira, usada na final da Copa do Mundo de 1958, foi inspirado no manto de Nossa Senhora (padroeira do Brasil). Por fim acabou dando sorte ao time Brasileiro na competição.

Sendo assim na final contra a Suécia na Copa do Mundo de 1958, os jogadores da seleção brasileira, só tinham jogado usando a camisa na cor amarela e o calção azul.

Mas ao enfrentar a dona da casa, na disputa pelo troféu, os craques da seleção, foram obrigados a usar um uniforme reserva. Visto  que o oponente usava as mesmas cores.

O Brasil já tinha jogado com a cor azul em outras ocasiões, no entanto, os momentos eram outros. Entretanto para essa partida, a delegação brasileira não tinha levado o uniforme reserva.

Portanto diante dessa situação,  Paulo Machado de Carvalho que era chefe da delegação na época, teve que comprar  imediatamente camisas azuis .

A cor do manto da padroeira no Brasil na camisa da seleção brasileira

Nossa senhora aparecida

Em uma entrevista no ano de 2008, Djalma Santos relembrou esse episódio com detalhes:

– Teve um sorteio e o Brasil perdeu. Fomos obrigados a trocar a camisa. Foi aquele choque. Por que mudar se estávamos ganhando?  O Assis (médico) e o Pinheiro (massagista) se meteram a bordar os números nas costas da camisa. Então o doutor Paulo Machado,  disse para a gente: ‘Vamos trocar pela camisa azul porque é a cor do manto da Nossa Senhora aparecida’. Aí findou o receio de trocar de camisa – disse Djalma Santos.

Ao mesmo tempo os atletas ajudaram a comissão técnica a tirar os escudos e números  que estavam nas camisas amarelas e costuraram nas novas camisas azuis.

E por fim, os atletas entraram em campo contra a Suécia na final do  mundial de 1958, com a cor inspirada no manto de Nossa Senhora. Segundo como Paulo Machado tinha afirmado, Brasil jogará com uniforme cor azul. Dessa forma a seleção brasileira venceu a Suécia por 5 a 2, e conquistou a primeira Copa do mundo, com a bênção da padroeira do Brasil.

Uma historia que inspira até hoje também times de futebol, que deixam na Sala das Promessas do Santuário Nacional de Aparecida camisas de seus clubes.

Para mais noticias acesse nosso LINK

Siga nosso Twitter LINK

Notícias relevantes